Não é segredo que o mercado passa por momentos de extrema tribulação e o consumidor bancário são os que maior sofrem o impacto, pois dependem dos créditos junto as instituições financeiras para o giro de capital, fluxo de caixa e mantença na atividade em todos seus aspectos (inter-pessoais, produtos e serviços).

Neste diapasão, não há dúvidas da importância do mercado financeiro neste fomento, que, embora exerça esta função, tem como destinatário final de seus produtos e serviços bancários. Prova desta simbiótica relação, porém de óbvia vantagem as instituições bancárias, é a crescente evolução numérica dos relatórios de lucratividade exarados pelas instituições bancárias.

No Brasil, as taxas de juros bancários são tão elevadas que perdem somente para um país, a Hungria, e a lucratividade média dos três maiores bancos do pais, seu crescimento médio anual é de quase 20% enquanto os 10 maiores bancos americanos não passam de 7,4% ao ano, isto antes da crise mundial (fonte: www.bbcbrasil.com.br), pois agora, o abismo entre o capital nacional dos bancos brasileiros e os estrangeiros é muito maior, em favor do nosso.

È importante ressaltar, que após a crise mundial, enquanto o mundo bancário precisou de auxilio estatal, no Brasil, suas instituições possuíam tão larga reserva financeira que não houve abalo qualquer na concessão dos créditos (fonte: www.bancocentral.gov.br).

O STJ tem atuado severamente contra as teses de defesa do consumidor bancario, mas, mesmo com as parcas teses acolhidas pelo Tribunal Cidadão, as instituições financeiras conseguem praticar arbitrariedades e ilegalidades à luz do que é pacificado no tribunal superior e nos tribunais estaduais.

O escritório DOUGLAS PHILLIPS FREITAS - ADVOCACIA E CONSULTORIA entre suas especialidades, obtém excelente resultado na gestão de riscos e demandas bancárias, o que motiva a proteção dos direitos do consumidor bancário, na realização de novas teses, defesas, revisionais, processos administrativos, entre outros atos de proteção aos direitos de seus clientes.

ATENDIMENTO a todo país com parceria com escritórios de advocacia na atuação como parecerista ou advogado.

Uma das mais recentes teses do escritório, com reflexos em cursos por todo país e artigos em revistas especializadas pode ser consultada no seguinte link: http://www.tjdft.myclipp.inf.br/default.asp?smenu=revistas&dtlh=17793&iABA=Not%EDcias&exp=

  • REVISIONAL BANCÁRIA
  • PARCELAMENTOS COMPULSÓRIOS
  • PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
  • GESTÃO DE RISCO
  • BUSCA E APREENSÃO E SUA DEFESA
  • JUROS BANCÁRIOS
  • CLÁUSULAS NULAS